NADA ME FALTA
videografia de mulheres surdas, cegas e videntes-ouvintes em interação. [EDIÇÃO PILOTO]
NADA ME FALTA, videografia de mulheres surdas, cegas e videntes-ouvintes em interação.
Nesta primeira edição serão 8 vídeos para ambiente digital.
A mostra em ambiente digital NADA ME FALTA será realizada no Canal Youtube e redes sociais do projeto.
Participam as atrizes surdas Tainá Arruda e Ester Correia, as atrizes cegas Alice Dordenoni e Cinthya de Oliveira, e as atrizes videntes-ouvintes Mariana Zanelatto e Sabrina Paula Sabino.
A direção do projeto é de Rejane Arruda e assistência é de Kéllezy Barbosa.
Uma realização SOCA Brasil em parceria com a Cia Poéticas da Cena Contemporânea através do Edital 002/2021 Diversidade da Cultura Capixaba e recursos do Funcultura.
Falta sim! Ao mundo, o olhar para as diferenças; falta o reconhecimento da diversidade como lugar de relação e potência.
ENCONTROS PREPARATÓRIOS
Através do estudo e análise de referências e prática laboratorial conduzida pela cineasta, videoartista e encenadora Rejane Arruda.O processo de criação conta com quatro encontros inaugurais para a preparação do grupo de mulheres; um deles teórico, com a exposição de referências, procedimentos e princípios de trabalho; e três encontros práticos para a realização de procedimentos pré-expressivos. Os encontros inaugurais terão duração de 2 horas, completando um ciclo de 8 horas.
ENCONTRO INAUGURAL 1 - REFERÊNCIAS
A organização da cultura surda e o ativismo atuante em torno do Slam, da Poesia e do Vídeo. Exemplos de Érica, Vânia Santiago, Flavia, Edinho, surdos slamers.
Evidência das experiências com cegos no Teatro.
ENCONTRO INAUGURAL 2 - PRÁTICAS PRÉ-EXPRESSIVAS
O elemento autobiográfico como material do vídeo-performance. Oposições e hibridismos entre ficção e contextos de vida. Trabalho de corpo para a orientação de performances corporais: trabalho com as ações primárias (Corpus Subject Investigation) – união entre viewpoint, Barba e Laban desdobrados e relidos por Rejane Arruda; trabalho com objetos, subversão de enquadramentos, colagens, montagens.
ENCONTRO INAUGURAL 3 PRÁTICAS - PRÉ-EXPRESSIVAS
Improvisações com regras de jogo. O trabalho com adereços, figurino e cenário para a composição plástica do quadro e possíveis articulações imaginárias. O trabalho com a luz. O trabalho com elementos naturais. Locação interna cênica. Locação externa. Locação interna cotidiana.
ENCONTRO INAUGURAL 4 PRÁTICAS - PRÉ-EXPRESSIVAS
A experimentação com a câmera – câmera-corpo, câmera-olho, câmera-caneta. O trabalho de edição e seus recursos. A potencialização da Libras na linguagem e edição Experimental. A Audiodescrição como linguagem do Vídeo Experimental. Sonoplastia Corporal. Edição de Sons.